Quando falamos de comunicação audiovisual para empresas é importante diferenciar as diversas formas ou formatos que podem ser adotados para a construção de uma mensagem institucional utilizando a linguagem audiovisual.
Foto dos bastidores do institucional para a marca Ieta Jóias. Foto de Otávio Jow
Essas diferenciações acontecem porque cada linguagem adotada se comunica de uma forma específica com o espectador, além de contemplar mais algum tipo de negócio ou transmitir melhor a mensagem que a empresa quer transmitir.
Lembre-se, é extremamente importante pensar nisso no processo de construção do vídeo para sua empresa. Abaixo listamos alguns formatos de vídeos que estão em alta no que diz respeito a comunicação empresarial.
Institucional tradicional: formato que segue uma fórmula de concepção utilizada já há muitos anos, e se demonstra bastante eficaz. Passam-se os valores e a mensagem da empresa utilizando entrevistas e narrações, acompanhadas de imagens da empresa em seu pleno funcionamento. Em alguns casos se inicia com um breve histórico, passando para uma descrição da operações e diferenciais, seguido por indicadores quantitativos e qualitativos. Por fim, fala-se sobre a filosofia empresarial criada, ressaltando a relação de atendimento com seus clientes, fornecedores e parceiros, em uma mensagem positiva. Antigamente sua duração possuía um teto de até vinte minutos, hoje em dia costuma ser mais curto, próximo a dez minutos.
Institucional de produto: o formato mais ágil e de curta duração. Este tipo de vídeo, utilizado amplamente hoje nas redes sociais é composto geralmente de imagens estilizadas de um ou mais produtos que representam a empresa, apresentando seus aspectos estéticos e acompanhadas de informações em texto animado (lettering e motion graphics). É tratado muitas vezes como uma isca para tráfego das redes sociais para dentro de uma loja virtual ou inscrição para algum curso ou aquisição de algum serviço. É bastante eficaz e sua duração varia de acordo com a mídia: em seu formato vertical tem uma duração máxima de quinze segundos para ser difundido nas plataformas de stories do Instagram e Facebook, enquanto uma versão mais longa pode apresentar mais de um produto em geralmente trinta a sessenta segundos.
Institucional de manifesto: este é um tipo de peça que tenta dissociar o caráter corporativo da marca, assassinado mais a um perfil de clientes que a empresa quer atingir. Ao invés dos diretores da empresa apresentando as operações de maneira tradicional em entrevistas, letreiros ou um narrador trazem de maneira bastante sintética a mensagem da filosofia da empresa, somando a elementos estéticos mais próximos da publicidade. É comum também se relacionar com o território onde a empresa atua através de belas imagens da região, focando também em um possível compromisso social que a empresa possa estabelecer. Sua duração varia entre um e cinco minutos.
Institucional documental: adotado por empresas ou instituições que estão há muitos anos atuando no mercado, essa proposta empresta do documentário clássico o seu formato. Entrevistas com os principais personagens são montadas de forma a construir um imaginário da instituição, apontando para uma tradição em sua atuação bem estabelecida. É a criação de um marco histórico dentro da empresa e é útil tanto para a imagem externa quanto para a criação de uma cultura fundamentada para a equipe, usada em eventos de comemoração da empresa ou em etapas de treinamento. A duração pode variar muito de acordo com a quantidade de anos que a instituição possui e também com o meio onde este será exibido.
Institucional de resultados: formato muito utilizado por empresas que querem apresentar de maneira ágil um relatório de ações. Imagens produzidas da instituição são acompanhadas por dados numéricos dos indicativos. Pode ser uma maneira atraente de se apresentar para investidores e patrocinadores os resultados de uma ação, sendo bastante utilizado também para a área de eventos. Duração média de três minutos.
Todos os formatos servem para que sua empresa se comunique de maneira articulada e engajada com um conjunto de mensagens e emoções que podem se atrelar aos seus serviços, produtos ou discurso.
A escolha do tipo de institucional deve levar em conta o meio onde este será exibido, o público que irá assistir, local onde será veiculado, mensagem que quer transmitir e alguns outros fatores, como o tempo de duração do vídeo, que um bom briefing conseguirá levantar.
Lembre-se, comunicação audiovisual não é gasto, é investimento.
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